Instituto Centro de Vida – ICV
Fundado em Mato Grosso no dia 14 de abril de 1991, o Instituto Centro de Vida (ICV) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) apartidária, sem fins lucrativos, e reconhecida como de utilidade pública pela lei estadual n° 6.752/96.
Suas ações atingem tanto níveis internacionais, nacionais e estaduais nos temas da transparência, da governança ambiental e das políticas públicas, quanto o nível municipal por meio de experiências práticas.
O ICV busca disseminar essas inovações para dar amplitude e influenciar outros atores para além dos territórios em que atua. Fazem isso com base em estudos e análises, bem como em experiências de campo, sempre buscando a participação efetiva dos atores nesse processo.
Para isso, a organização constrói parcerias com diversos setores com os quais se relaciona, como governos, organizações, redes, coletivos, empresas e mídias.
Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso – Fepoimt
É a principal interlocutora dos 43 povos indígenas de Mato Grosso com a sociedade civil, não-indígenas e governos.
Em um contexto de insegurança e de ameaças aos povos indígenas, a Federação tem hoje a responsabilidade de pautar os diálogos com seus membros e atuar acerca dos principais temas na atualidade de Mato Grosso: proteção dos territórios, saúde indígena, impacto de grandes obras, produção em terras indígenas, entre outros.
Seus principais desafios são a garantia e regularização fundiária, a gestão ambiental, a proteção territorial e a luta pelos direitos indígenas.
Vale ressaltar, para o estado de Mato Grosso, os 43 povos indígenas são essenciais para a captação de recursos na agenda internacional. São guardiões e defensores da floresta em pé, contribuindo como freios contra as pressões da expansão do agronegócio e de outras atividades relacionadas a grandes empreendimentos, como as hidrelétricas, desmatamento e mineração.
Operação Amazônia Nativa – Opan
A Operação Amazônia Nativa (OPAN) é a primeira organização indigenista fundada no Brasil, em 1969. Há 52 anos, a OPAN atua pelo fortalecimento do protagonismo indígena no cenário regional, valorizando sua cultura e seus modos de organização social por meio da qualificação das práticas de gestão de seus territórios e recursos naturais, com autonomia e de forma sustentável.
Historicamente, as equipes indigenistas mutidisciplinares da OPAN realizam trabalhos de base junto aos povos indígenas em eixos como política, terra, saúde e economia. A metodologia de trabalho da OPAN é pautada na ação direta, por meio do convívio e do envolvimento no cotidiano das aldeias, que são o núcleo orientador das propostas e desenvolvimento dos projetos.
PARCEIRO APOIADOR
Fórum Popular Socioambiental de Mato Grosso – Formad-MT
O Fórum Popular Socioambiental de Mato Grosso – Formad-MT é uma articulação da sociedade civil que tem o objetivo de democratizar as informações e o debate socioambiental propondo alternativas de sustentabilidade para a melhoria das condições de vida da população.
Criado em 1992, às vésperas da Eco-92, também conhecida como Cúpula da Terra ou Rio-92, o Formad é uma rede composta por um conjunto de organizações que atuam em temas diversos.
As filiadas representam um universo de organizações de base comunitária atuantes em temáticas como questões de gênero, segurança e saúde do/a trabalhador/a, regularização fundiária e áreas protegidas, prevenção e combate ao desmatamento, aprimoramento de políticas públicas socioambientais, mudanças climáticas, defesa de direitos humanos e ambientais, pesquisa científica, educação ambiental, política indigenista, monitoramento de impactos de grandes obras de infraestrutura entre outros temas derivados.