O Observa-MT está em campanha com foco no eleitorado mato-grossense. Nossa sugestão, é que você escolha candidatos realmente comprometidos com as pautas socioambientais. Assim como nós, outras organizações estão em campanha pelo voto verde. Na lista você também encontra plataformas que divulgam candidaturas progressistas!
Candidaturas do movimento negro
O Quilombo nos Parlamentos é uma iniciativa da Coalizão Negra Por Direitos de apoio a mais de 120 candidaturas de pessoas ligadas ao movimento negro. No site da campanha você confere a lista de candidatas e candidatos de Mato Grosso. O objetivo da ação é reduzir o hiato de representatividade no Poder Legislativo e contribuir para um projeto de país mais justo para todas e todos, alinhado à luta contra o racismo.
Candidaturas indígenas
A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) dá visibilidade a candidaturas indígenas. A ideia é garantir o aldeamento da política, por meio da representação indígena nos poderes legislativos e executivos em todo o país. Em site especial você confere a lista de candidatos indicados pela Federação dos Povos Indígenas de Mato Grosso.
Candidaturas progressistas
A Mídia Ninja e seus afluentes abrem espaço para candidatos e candidatas progressistas, que em vídeos, falam sobre suas propostas. Mulheres, negros, indígenas, pessoas LGBT e inclusive, evangélicos progressistas, têm a oportunidade de falar sobre os planos para o mandato. A Casa Ninja Amazônia, em especial, tem indicado candidaturas em Mato Grosso.
Ver essa foto no Instagram
Candidatos pelo Clima
A campanha Vote pelo Clima apresenta lista de candidatas e candidatos comprometidos em pensar políticas públicas com foco no clima. Eles fizeram um curso e também aceitaram que seus mandatos sejam acompanhados. Disponibilizada uma ferramenta de busca, você pode procurar candidatos por partidos, Estado, cargo, gênero e raça.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Clima de Eleição (@climadeeleicao)
Observatório do clima
O Observatório do Clima produziu um quadro comparativo das propostas dos presidenciáveis para o clima. O levantamento inclui os candidatos do campo democrático com mais de 1% nas pesquisas de intenção de voto.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Observatório do Clima (@observatoriodoclima)
Engajamundo
São mesmo os jovens o foco de campanha por voto consciente da organização de ativistas comprometidos com o futuro. Além de compartilhar em suas redes posts de conscientização, desenvolveram uma cartilha para falar sobre política, segurança, voto socioambiental e muito mais. Os jovens ativistas também apoiaram ações de projeções em várias regiões do país.
Ver essa foto no Instagram
Rede pró-UC/Rewild
A Rede Pró UC, junto com a Global Citizen, Rewild, Center for Environmental Peacebuilding (CEPB) e Menos 1 Lixo convoca a sociedade a cobrar dos candidatos à presidência do Brasil o compromisso com quatro ações para o planeta: acabar com o desmatamento, cumprir o Acordo de Paris, respeitar os direitos e os territórios dos povos indígenas e fortalecer o sistema de áreas protegidas.
Você pode assinar a petição.
Ver essa foto no Instagram
WWF
A WWF Brasil tem dado visibilidade às campanhas de parceiros da organização. Também tem focado esforços em conscientizar o eleitorado para a escolha de candidates, candidatas e candidatos que defendem o meio ambiente e querem construir um futuro justo para todas as pessoas e espécies.
Ver essa foto no Instagram
Greenpeace
Dentre várias ações com foco na conscientização do eleitorado, o Greenpeace criou o Guia do #VotoSemVacilo, que traz dicas para você votar em candidaturas que realmente estejam comprometidas em fazer a diferença. Pelo presente e futuro de todas as formas de vida. O conselho é: não vacile com a Amazônia e com o clima. Eles também fizeram um vídeo em conjunto com o Porta dos Fundos.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Greenpeace Brasil (@greenpeacebrasil)
Ok.org
A campanha #CartaPorUmGovernoEstadualAberto propõe que candidaturas aos governos estaduais e assembleias legislativas de todo o Brasil assumam o compromisso público pelo fortalecimento da transparência e do acesso à informação e pela consolidação de uma política estadual de abertura de dados ao longo da gestão de 2023-2026.
São duas versões: uma carta voltada às candidaturas aos cargos do Executivo e outra, aos do Legislativo. Ambas propõem um conjunto mínimo de ações factíveis e que levam em conta a realidade de cada localidade.
Mato Grosso está representado pelo Observa-MT, que apoia a iniciativa.